Como aumentar a expectativa de vida do seu cachorro
Prolongue a vida do seu pet para que ele viva mais (e melhor!) com estas dicas
Os cães não vivem para sempre, mas podemos prolongar o período em que o melhor amigo do homem estará conosco. Com a expectativa de vida do cachorro variando de acordo com a raça, porte e cuidados, você vai contribuir para que ele esteja no convívio familiar por muito mais tempo, respeitando as particularidades. Conheça quais são estas ações e coloque-as em prática desde já!
De olho no peso!
Como já dissemos anteriormente, respeitando os hábitos, a raça e o porte, você não pode esquecer de manter o cão na linha quando falamos sobre o peso. Aliás, se o seu cão estiver obeso, leia nosso artigo para descobrir o que fazer para reverter este quadro. O ideal é manter as prateleiras de casa repletas de vegetais e alimentos orgânicos que contribuam para a saúde do animal, sem acarretar em sobrepeso. Eles podem ser utilizados como petiscos e recompensas.
Exercitem-se
Todo animal precisa se mexer. Que tal unir o útil ao agradável e fazer uma caminhada ou corrida diária com o pet? Isto gasta a energia dele (e a sua!), evita o sobrepeso e ainda aumenta o laço entre vocês. Só benefícios tanto para o dono quanto para o cão.
Socializar
Ver o movimento da rua pela fresta do portão ou pela janela da sala não basta: o cachorro precisa sair e conviver com outros animais. Este distanciamento só traz prejuízos, pois torna o cão mais ansioso e, por vezes, agressivo ao não ter contato frequente com outro ambiente. O ideal é que ele seja adaptado a isso desde filhote, mas caso não tenha sido possível, um adestrador pode auxiliar na aproximação entre o cão já adulto e outro animal. Em um passeio na rua o cão pode sentir outros cheiros, texturas, ouvir outros sons, ver outras pessoas e se distrair.
Afeto
Não é bobagem: os cães adoram ser mimados. Eles necessitam de interação, atenção e carinho para ter uma vida mais longa e feliz. Se você passa o dia todo longe do cão, redobre a intensidade do afeto. Seu cão sentirá esse acolhimento e fortalecerá o vínculo entre vocês.
Limpeza
Um ambiente insalubre, sem espaço e higiene prejudica o desenvolvimento do cão e pode reduzir drasticamente a qualidade de vida do animal. O ambiente doméstico precisa estar livre de toxinas e substâncias químicas nocivas, diminuindo o risco de doenças como alergias. As fezes do animal devem ser recolhidas imediatamente evitando assim a proliferação de vermes e moscas que deixam o pet suscetível a enfermidades.
Castrar: um ato de amor
Além de evitar crias indesejadas, já que temos muitos animais para serem adotados, a castração é recomendada por veterinários para prolongar a vida do cão, pois, no caso das fêmeas, elimina a chance de câncer no aparelho reprodutor, uma das principais causas de morte em cadelas. No caso dos machos, reduz a chance que eles marquem território através do xixi ou briguem com outros machos por causa de cadelas no cio.
Sorriso saudável
Cuidar dos dentes do cão é fundamental para aumentar a expectativa de vida dele, pois os problemas dentais são comuns, porém, podem levar a sérias doenças. Sempre que possível, escove os dentes do cachorro. Ossos e brinquedos vendidos em lojas auxiliam nessa função para melhorar a higiene dental. Ao mastigar estes itens, ele mantém os dentes limpos e o hálito fresco. Em casos mais graves, é necessário passar por uma cirurgia de limpeza de tártaro, única opção possível para eliminar os dentes amarelados.
Vacinação
Os exames e a vacinação são essenciais para perceber (e prevenir) qualquer doença, infecção ou problema de saúde que possa prejudicar o animal. Cuidado redobrado com filhotes e idosos. Para os cães adultos, uma visita por ano ao veterinário, desde que não haja nenhuma doença, é suficiente para manter a saúde em dia.
Leia também: As 10 principais doenças de cachorros
Seguindo todos estes passos, é possível prolongar a vida do melhor amigo do homem, sobretudo respeitando seu espaço, para que ele seja independente e feliz, como todos os animais devem ser.
Equipe TudoVet